O papel do sentido no processo de recuperação da dependência química
Professor Convidado: Psicologo e Logoterapeuta Filipe de Veer
Ao concluir este curso, você será capaz de:
- Compreender a dependência química de forma integral (corpo, mente e nous) e seu impacto no ser humano.
- Adotar a visão da Logoterapia, especialmente a compreensão de Homo patiens, para entender a experiência do paciente que enfrenta a dependência química.
- Refletir sobre o vazio existencial presente na sociedade contemporânea e discutir como esse vazio pode influenciar o desenvolvimento, a manutenção ou a recuperação da dependência química.
- Identificar modelos terapêuticos já utilizados e mapear de que modo a Logoterapia pode complementar, enriquecer e potencializar esses métodos.
- Aplicar princípios logoterapêuticos na prática clínica neste contexto, com foco na busca de sentido, na adesão ao tratamento e no potencial de responsabilidade do paciente, promovendo saúde integral
Temas a serem trabalhados:
Dependência Química:
- Conceitos,
- Recuperação.
- Prevenção,
Logoterapia:
- Visão de Homem (Homo patiens).
- Visão da Logoterapia sobre o fenômeno da dependência química.
- Como a Logoterapia pode complementar e aprimorar os modelos terapêuticos já existentes na saúde.
Professor deste curso: Filipe de Veer
Psicólogo formado pela UFPR em 2009,Pós graduação em Logoterapia e Análise Existencial pela ALVEF em 2015, Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela ALVEF em 2016, Pós graduado em Dependência Química e Comunidade Terapêutica pela Faculdade Luterana, 2015. Possui mais de 15 anos de experiência no acompanhamento de dependência química em consultório particular, tendo experiência neste contexto junto a comunidades terapêuticas e no acompanhamento de pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Coordenação Geral: Maria Helena Budal da Silva
Psicóloga e Logoterapeuta a mais de 20 anos. Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela UTFPR, possui Formação de 500 horas em Logoterapia concluída em 2002 , pela ALVEF e formações complementares na SOBRAL. Já tendo trabalhado por 8 anos no ensino superior e pesquisa na Graduação em Psicologia, coordena o curso de Pós Graduação em Logoterapia do Instituto Freedom em SP e é professora convidada em vários cursos de formação e Pós Graduação. Neste momento se dedica aos atendimentos clínicos e ao ensino na Escola de Logoterapia, iniciado em 2017 no Núcleo de Logoterapia de Curitiba. Atuante na Logoterapia no Brasil é socia fundadora da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial e parte do Conselho Científico atual da mesma.