“A cada dia fica mais clara a missão de divulgar e ensinar uma boa logoterapia, considerando quem ensina e quem aprende, vivendo conexões e relações com amor em um espirito vivo de comunidade”.
Professora e logoterapeuta – Maria Helena Budal
A Escola de Logoterapia e Análise Existencial tem como missão ser uma escola contínua na partilha de conhecimento, formando pessoas e profissionais qualificados para comunicar e atuar com a Logoterapia no Brasil.
É a realização de um sonho da professora, psicóloga e logoterapeuta Maria Helena Budal, que há mais de 20 anos atua com psicologia e Logoterapia no Brasil e tem um importante papel no cenário nacional, sendo coordenadora de curso de pós-graduação do Instituto Freedom e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).
Com a proposta de formação contínua, a Escola de Logoterapia visa alcançar públicos com diversos níveis de vivência com essa fascinante abordagem. Desde alguém que ainda não conhece a fundo a Logoterapia até quem já possui formação e quer aprofundar e compartilhar seu conhecimento e prática na área.
Se você deseja crescer em comunidade, em uma proposta com muita liberdade, acolhimento e seriedade em relação a obra de Viktor Frankl, esta Escola é para você !
Confira abaixo nossas frentes de atuação. Todas elas, com o mesmo sentido, o compromisso com o conhecimento, a vivência de comunidade, o ensino com respeito e o acolhimento com as pessoas.
Cursos presenciais e online em Logoterapia: do básico ao aprofundamento em um formação continuada
Grupos de Estudo para diferentes níveis de conhecimento
Grpos de Supervisão Clínica para psicólogos em diferentes fases profissionais
Escola de Pais: Logoterapia aplicada para a vida familiar e educação de filhos.
Palestras e rodas de conversa sobre vários temas da Logoterapia
O Nascimento da Escola de Logoterapia
Em todos estes anos a relação de Maria Helena Budal com seus alunos cresceu e se consolidou de forma muito especial, inspirando a ampliação das atividades de ensino na Escola de Logoterapia. Desde 2015, a missão de ser professora vem ficando cada vez mais clara, chegando a hora agora, de conduzir uma Escola, e seguir formando pessoas e acompanhando vidas dentro da Logoterapia.
Quando falamos do nascimento da Escola de Logoterapia, precisamos agradecer a profissional de Comunicação e Relações Públicas e também sua aluna de Logoterapia, Andréia Jacopetti, que em sua sensibilidade, visualizou, no início de 2024, a Escola de Logoterapia como possibilidade e missão dentro da professora Maria Helena – antes dessa nova instituição e projeto nascer – e apoiou em seu processo inicial de desenvolvimento.
“A Escola de Logoterapia é a concretização de minha vocação e tem como objetivo desenvolver uma formação contínua para as pessoas nesta abordagem, com muito afeto e compromisso com a vidas as pessoas que fazem ou farão parte desta comunidade”.
Maria Helena Budal
Maria Helena Budal e a Logoterapia:
Uma História De Mais De 20 Anos de muita dedicação
“Conviver com a Maria Helena é uma fonte e inspiração”
“Ela transmite coerência e confiabilidade”.
“Seus pontos fortes são a seriedade, competência, clareza de ideias”
A professora Maria Helena Budal, coração da Escola de Logoterapia, iniciou seus estudos na área em 1999, enquanto concluía o curso de Psicologia. Neste momento fazia psicoterapia com o Psicólogo Guilherme Falcão, Logoterapeuta, um dos precursores da teoria no estado do Paraná e no Brasil.
Assim, experimenta a Logoterapia em sua própria vida e decide iniciar seus estudos. Como aluna dedicada, é convidada a lecionar assim que concluir sua formação em Logoterapia.
“A Escola de logoterapia com certeza é um coroamento de tudo o que a Maria Helena Budal tem feito pela Logoterapia no Brasil”.
Guilherme Falcão – ALVEF
Logoterapia no Brasil
Em 2003 inicia a doscencia em Logoterapia pela ALVEF( Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl) em Curitiba. No ano de 2010, foi uma das fundadoras da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial). Depois de lecionar Logoterapia por cerca 8 anos em diferentes universidades em Curitiba, de 2015-2023, professora Maria Helena cria do Núcleo de Logoterapia de Curitiba em 2018 e agora a Escola de Logoterapia em 2024.
Inauguração e lançamento da Escola de Logoterapia
A Escola de Logoterapia teve seu lançamento online no dia 3 de julho por meio de um evento via Zoom para profissionais da logoterapia de todo o Brasil e nasce oficialmente no dia 4 de julho de 2024 em um evento voltado à comunidade local em um evento presencial, em Curitiba.
UM MOMENTO CHEIO DE GRATIDÃO, BENÇÃO E SENTIDO
O evento teve a abertura com a exibição de um vídeo demonstrando a história do nascimento da ESCOLA a partir da trajetória de vida de sua criadora.
GRATIDÃO EM PRIMEIRO LUGAR
Em seguida, Maria Helena teve o uso da palavra e fez alguns agradecimentos especiais: ao seu esposo Leonardo pelo incentivo dele e sua família na realização desse sonho, à aluna Gabriela Bueno que a apoiou no desenvolvimento do vídeo, à Andréia Jacopetti pela participação no nascimento na escola e nas estratégias de comunicação para seus primeiros passos e, de modo especial, a seus primeiros professores de Logoterapia Guilherme Falcão e Sheila Rabuske, da ALVEF, que a incentivavam em sua trajetória na área há mais de 20 anos.
BENÇÃO ESPECIAL E MEMÓRIA
Para encerrar o evento de lançamento oficial, dois momentos especiais: um momento de oração de benção feita por Guilherme Falcão e o convite feito pela Maria Helena para que todos os presentes no evento deixassem sua marca em um quadro pintado durante o evento com as digitais de cada participante formando a imagem de uma árvore e seus frutos.
Somos gratos a todos que já fazem parte desta história de nascimento da Escola de Logoterapia e a todos que farão parte dessa comunidade de aprendizado contínuo